Olá, como estão?
No post de hoje irei fazer uma review/desabafar sobre a sexta temporada de The Walking Dead, que chegou ao fim neste domingo (03/04). Pra quem ainda não viu a sexta temporada, não se preocupem, na maior parte do post vou falar de forma geral sobre minhas observações das temporadas anteriores e antes de ter spoiler coloco o aviso. ;) Comecei a acompanhar a série lá pros meados de 2013, e de la pra cá vim reparando em algumas coisinhas sobre o show.
Como muitos sabem a série de TV é uma adaptação dos famosos quadrinhos, de mesmo nome, criados por Robert Kirkman e pelo desenhista Tony Moore, em 2003. Por isso, antes mesmo da série ir ao ar já existia uma fã base considerável de fãs dos quadrinho, normalmente um publico jovem, que já contariam como uma boa parte da audiência para garantir uma possível renovação. Dito e feito, a série estreou com altos índices de audiência e continua no ar até os dias de hoje.
Desde o começo reparei que a série se importava bem mais em mostrar cenas de ação, horror e lutas do que realmente no drama e em mostrar momentos que discutiam o ser humano e suas ações em momentos extremos (que era o que eu procurava vendo a serie). Mas aí você me diz "Vitória, essa é uma série de ação! Tem que ter ação!" E eu vos digo: Sim, a ação é essencial para esse gênero, mas não é legal ficar só nisso. Tantas outras series conseguem equilibrar o drama e a ação de forma maravilhosa! Então, por que não TWD?
Depois que comecei a pensar nisso reparei que sempre que a série apostava em um episodio mais calmo, que focava no drama em si, as pessoas reclamavam. Não sei se é por conta do publico mais jovem, ou por a série ser muito popular e muito dos telespectadores não serem chegados no drama puro, mas aparentemente boa parte do público só quer ver sangue e tripas mesmo. O maior exemplo disso foi o episódio 6x04, que foi inteiramente focado no personagem Morgan, que tratou de temas como transtorno pós-traumático e depressão de uma forma maravilhosa, e que, por isso, tornou-se um dos meus episódios favoritos! Imagine então minha surpresa quando descobri que só eu tinha gostado! E que boa parte das pessoas tinham achado "chato/enrolado".

Acho que por causa desse retorno negativo os produtores "tacaram" o foda-se e resolveram focar só na ação mesmo. O resultado disso é que a série é boa, mas sempre sinto que falta algo. Mesmo com uma audiência maravilhosa e um cast muito bom a série não é indicada a nada significativo, e ainda é quase invisível para as pessoas que procuram por séries de qualidade.
Outra coisa negativa que ganhou força nessa sexta temporada foram as táticas clichês para prender audiência.
!!SPOILER!! Tudo começou com a suposta morte do Glenn no começo da temporada, algo que teria sido uma boa jogada se não tivesse durado uns 3 episódios e ficado muito cansativo. Mas o pior de tudo foi o último episodio, em que tivemos que acabar a temporada sem saber quem foi a vítima do Negan.
Esse tipo de tática para prender audiência normalmente é usada em séries menores, que precisam de mais telespectadores, coisa que TWD já tem demais, por isso não faz sentido esse uso exagerado Além de ser algo clichê e cansativo, é um grande desrespeito com os fãs, que estão ficando cada vez mais irritados. Além disso, esse "segredo", que eles creem que prenderá os fãs até a sétima temporada, logo logo sera resolvido (pra muitos já foi) e todo o suspense não terá servido para nada.
Por fim gostaria de dizer que gosto da série, sim, mas que não sei por quanto tempo aguentarei esse desrespeito com os que acompanham o show. Agora, o que resta é esperar a sétima temporada e o fim dessa tática chatinha.
Ps: RIP Glenn.
Beijinhos e até o próximo post.